sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Revista Época - A extração ilegal de madeira na Amazônia

Embora bastante fora dos assuntos tratados nesse blog, acho que vale a pena ler essas duas reportagens recentes de Eliane Brum sobre a extração ilegal de madeira na Amazônia.

Essa aqui foi a primeira, publicada em 28 de janeiro.  Como nada aconteceu, novamente a revista publicou reportagem sobre o assunto em 6 de fevereiro, que pode ser lida aqui.

Muito triste.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Spaghetti alla Matriciana

Matriciana, ou Amatriciana, feito como se deve.  Quem quiser maiores explicações de um site "oficial" italiano pode ver detalhes aqui.








segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tetos

A seguir uma sequência de tetos diversos em Roma, a maioria de igrejas.

Vale a pena ver com detalhes.  Basta clicar sobre as fotos com o botão direito do mouse, escolher "Abrir link na nova guia", e aí na nova aba que vai aparecer ver a foto com zoom.


Pantheon - Construído há praticamente 2.000 anos, está em perfeito estado e por muitos é considerado o prédio continuamente utilizado mais antigo do mundo.  O teto possui esse relevo para diminuir o peso.

Chiesa Santo Ignazio de Loyola


Chiesa del Gesù

Chiesa del Gesú

Palazzo Barberini

Palazzo Barberini - detalhe do início do teto.  Notem as figuras cinza que parecem estátuas nos cantos inferiores.  Ao vivo, com a perspectiva, é difícil dizer se são pinturas ou esculturas.  Mas é tudo pintado.


Museu do Vaticano - Sala das Tapeçarias que, originalmente, estavam na Capela Sistina

Museu do Vaticano - Stanze di Raffaello

Capela Sistina - porção superior do Julgamento Final e parte do teto

Capela Sistina - as fotos são proibidas porque uma empresa japonesa patrocinou a restauração e obteve copyrights sobre fotografias e filmagens.  Os guardas tentam proibir que todos tirem fotos mas o impulso é irresistível, além de haver certa repulsa à ideia de dar a alguém direitos autorais sobre a pintura mais famosa de Michelangelo.  Tentando ser furtivo, estraguei um pouco a foto com a minha testa, que não condiz com a beleza do lugar.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Roma debaixo de Neve

ROMA, 3 Fev (Reuters) - Uma forte nevasca na região central de Roma deu aos turistas uma rara visão dos pontos turísticos cobertos de neve, como a Praça de São Pedro e a Fontana di Trevi. O Coliseu e o Foro Romano foram fechados por causa das condições do gelo.

A queda de neve é a mais forte na capital italiana desde a década de 1980. Em torno de 40cm de gelo havia caído nos arredores da cidade por volta de meio-dia. A previsão é que a neve se intensifique ao longo do dia e durante a noite, antes de o tempo melhorar, no sábado.






Ah, só para registrar, em razão da neve fecharam a Basílica de novo...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Candelora e o Calendário Gregoriano



A Candelora é uma festa católica comemorada em celebração à purificação de Maria, em razão da antiga crença de que as mulheres permeceriam impuras por 40 dias após darem à luz um filho homem.  Diferentemente das festas móveis, como o Carnaval, Pentecostes e Corpus Christi, que tomam por base o calendário lunar (tendo por data central a Páscoa, no primeiro domingo de lua cheia da primavera no hemisfério norte), a Candelora é um dia festivo fixo, comemorado todo dia 2 de fevereiro, ou seja, 40 dias após o nascimento de Cristo e o dia em que este teria sido apresentado no Templo em Jerusalém (Lucas 2, 22-39).

Por outro lado, o Calendário Gregoriano, que é hoje utilizado em todo o ocidente e reconhecido mundialmente, foi promulgado pelo Papa Gregório XIII em 24 de fevereiro de 1582, em substituição ao antigo Calendário Juliano, que em razão de imprecisões na duração exata do ano solar vinha acumulando discrepâncias em relação aos marcos astronômicos tradicionais, em especial as datas dos equinócios e solstícios.

Ou seja, há quase 429 anos o Vaticano já sabia muito bem que no dia de hoje seria comemorada a tal da Candelora.  Então por que raios quando eu fiz, há mais de dois meses, a minha reserva para a visita guiada não me avisaram que hoje a Basílica de São Pedro estaria fechada e que, depois de ir até lá, eu teria que escolher entre (a) receber o dinheiro de volta, (b) fazer a visita excluindo a Basílica, ou (c) mudar a visita para outro dia, que foi o que escolhi?

E aí, vai reclamar para quem?  Para o Papa?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Êxtase de Santa Tereza

Essa é uma escultura de Bernini, que está na Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma.  É inspirada no seguinte texto da autobiografia de Santa Tereza (Capítulo 29).  Cada um pense o que quiser...

Quis o Senhor que eu tivesse algumas vezes esta visão: eu via um anjo perto de mim, do lado esquerdo, em forma corporal, o que só acontece raramente. Muitas vezes me aparecem anjos, mas só os vejo na visão passada de que falei. O Senhor quis que eu o visse assim: não era grande, mas pequeno, e muito formoso, com um rosto tão resplandecente que parecia um dos anjos muito elevados que se abrasam. Deve ser dos que chamam querubins, já que não me dizem os nomes, mas bem vejo que no céu há tanta diferença entre os anjos que eu não os saberia distinguir.

Vi que trazia nas mãos um comprido dardo de ouro, em cuja ponta de ferro julguei que havia um pouco de fogo. Eu tinha a impressão de que ele me perfurava o coração com o dardo algumas vezes, atingindo-me as entranhas. Quando o tirava, parecia-me que as entranhas eram retiradas, e eu ficava toda abrasada num imenso amor de Deus. A dor era tão grande que eu soltava gemidos, e era tão excessiva a suavidade produzida por essa dor imensa que a alma não desejava que tivesse fim nem se contentava senão com a presença de Deus. Não se trata de dor corporal; é espiritual, se bem que o corpo também participe, às vezes muito. É um contato tão suave entre a alma e Deus que suplico à Sua bondade que dê essa experiência a quem pensar que minto.

Nos dias em que isso acontecia, eu ficava como que abobada; não queria ver nem falar com pessoa alguma, mas ficar abraçada ao meu sofrimento, que era para mim uma glória maior do que todas as das coisas criadas.

Isso me acontecia algumas vezes quando o Senhor desejava que me viessem esses arroubos tão grandes, e eu, mesmo estando entre pessoas, não podia resistir a eles. Para meu pesar, isso começou a ser divulgado. Desde que os tenho, não sinto tanto esse tormento, mas apenas a dor de que falei antes, não me lembro onde, que é muito diferente em muitas coisas e de maior valor. Quando começa esta dor de que falo agora, parece que o Senhor arrebata a alma e a leva ao êxtase, não havendo como ter mágoa ou padecer, porque o deleite logo vem.

Bendito seja para sempre Aquele que tantas graças concede a quem tão mal corresponde a tão grandes benefícios.